15 de set. de 2009

Divulgados campeões Shorthorn

Agropecuária Maipú fatura grandes campeonatos. Fazenda Paradeiro dos Índios fica com o reservado

Durante nove dias de exposição, o parque de exposições Assis Brasil em Esteio/RS viu passar em suas pistas animais de altíssima qualidade de várias raças bovinas. Entre elas, o Shorthorn é uma das raças britânicas mais tradicionais do evento e participa consecutivamente da feira desde sua primeira edição.

Em 2009, a Associação Brasileira de Criadores de Shorthorn e Lincoln Red (ABCShorthorn) convidou o zootecnista e pecuarista Luiz Fernando Cirne Lima, que foi responsável pela avaliação dos animais na segunda feira dia 31 de agosto. Ele destacou a qualidade dos exemplares em pista que atenderam os padrões das raças britânicas, como conformação, porte, equilíbrio e características raciais. Uma manhã de sol deu brilho á um dos mais belos julgamentos de Shorthorn dos últimos anos. A Agropecuária Maipú, de Ibirubá/RS, conquistou três dos principais títulos atribuídos á raça. A mais jovem criadora e expositora, a menina Betina Rossato de Abreu Medeiros, de apenas 14 anos, já é figurinha carimbada na pista de Esteio. Pelo terceiro ano consecutivo, ela levou o título de grande campeã, com a sua matriz “Santa Isabel 017 Freak Estrela” de 33 meses e 728 kg. A campeã terneira “Santa Isabel 24 Rivera” de 12 meses e 358 kg foi classificada como reservada de grande campeã. Ela também foi exposta por Betina Medeiros.

Na competição de machos, o destaque foi o campeão touro sênior “Santa Isabel T11 Free Town”, de 35 meses e 898 kg, que conquistou o grande campeonato da raça para a Maipú. Betina é apaixonada pela raça Shorthorn e ficou muito feliz com as conquistas. “Vencer nos machos e nas fêmeas, em uma exposição do porte que é a Expointer, ainda sob olhares de um conceituado juiz como o Sr. Cirne Lima, só comprova que estamos seguindo o caminho certo em nosso trabalho com a raça, e isto me deixa muito feliz” conta. A Fazenda Paradeiro dos Índios, dos criadores Itibereçá Paim Lourenço e James Velho, de André da Rocha/RS, conquistou o reservado grande campeonato com o terneiro branco “Índia Gilliver Talent 271” de 9 meses e 329 kg, filho do bi grande campeão Expointer 2007/2008 “Índio Gus Talent”.

A Expointer 2009 foi muito especial para a raça Shorthorn. Os animais foram expostos em um novo corredor do pavilhão de gado de corte, que contribuiu muito para maior visibilidade á raça. Animais muito bem preparados e apresentados, juntamente com a exposição de exemplares das variadas pelagens da raça (vermelho e branco, branco e rosilho) chamaram á atenção do público e atraíram muitos pecuaristas que conheceram mais sobre as qualidades do Shorthorn. Os criadores se reuniram para uma confraternização na sede da associação, logo após o julgamento, onde juntos, comemoraram a excelente participação da raça, nesta que é a maior exposição agropecuária da América Latina.

Shorthorn Brasil

Texto: Nathã Carvalho

Contato: (55) 3422 9646 – 8426 7960

shorthornbrasil@yahoo.com.br