Pelagens

A raça Shorthorn, tem por característica racial a presença de três tipos de pelagens, a vermelha, a branca e a rosilha, porém alguns criadores preferem dizer que a raça tem quatro pelagens, incluindo assim o padrão vermelho e branco.


A raça Shorthorn, apresenta apenas pelagens simples, vermelho e branco, e pelagens duplas, rosilho e bragado.


Branco - Pelagem recessiva, não sendo um branco perfeito, podendo apresentar pêlos vermelhos nas orelhas e ao redor do focinho, Shorthorns brancos existem, porém pelo fator pelagem são menos apreciados que os rosilhos, que por sua vez são menos preferidos que os animais vermelhos tapados, os quais dão um ponto de vista mais estético aos animais no campo.

Vermelho - Cor preferida pelos criadores de Shorthorn, os animais desta pelagem são preferidos, pois dão um ponto de vista mais estético ao campo povoado com animais desta coloração.

Rosilhos - É uma mescla de pêlos vermelhos e brancos, e segundo, dominam as pelagens vermelho e branco.


Vermelho e Branco - Mistura de pêlos vermelhos e brancos, porém, com manchas definidas ou bragaduras.
As cruzas de animais vermelhos X vermelhos e brancos X brancos, dão respectivamente somente animais vermelhos e brancos. Cruzando animais vermelhos X brancos, se obtêm uma alta porcentagem de animais rosilhos, e animais rosilhos quando cruzados com vermelhos, brancos, bragados ou rosilhos, dão aproximadamente 40% de animais rosilhos. Pode-se afirmar que não é difícil se formar um grupo de Shorthorn estável de pelagem rosilha.


O rosilho é uma pelagem característica da raça Shorthorn e cruzando-se animais brancos X vermelhos, originam animais rosilhos. Isto se deve ao fato de que geralmente os brancos são descendentes de animais cruza rosilhos, apresentando portanto este fator de pelagem. O rosilho se comporta como um híbrido entre o vermelho e o branco.


No geral se acredita que um touro rosilho escuro tem maior probabilidade de gerar terneiros vermelhos e menor de gerar terneiros brancos que um rosilho claro. Experiências feitas não confirmam esta crença. Aparentemente um Shorthorn rosilho claro carrega um fator para o vermelho com tanta segurança como um animal rosilho escuro, porém possivelmente, também carrega um fator "manchado" que é diferente ao do fator rosilho. É possível que o fator de manchas possa estar ausente em touros rosilhos escuros de cores surpreendentemente uniformes, porém, isto não tem nenhuma informação definitiva.

Fonte:
Inchausti & Tagle Bovinotecnia - Exterior y Razas. Editora El Ateneu - Buenos Aires - Argentina - 1946.
Fotos;
(1) Arquivo particular Cabanha Santa Isabel
(2) Site Eionmor Farm - Canada
(3) Cortesia Criador Rolly Bateman - Alberta - Canada
(4) Cortesia criador Christine Savage - Alta Cedar Farm -Alberta - Canada