11 de dez. de 2010

Temporada de Inseminação Artificial da Cabanha Ibirocai


O Portal Shorthorn Brasil não é um site exclusivo da Cabanha Ibirocai (Alegrete/RS), mas sim, da raça Shorthorn. Porém, o criador Thales Medeiros Ferreira da Costa é um dos mais conhecidos selecionadores da raça, além de grande entusiasta do Shorthorn no Brasil. Visando colaborar com a troca de informações, ele enviou este artigo que mostra o início de mais uma temporada de inseminação em sua propriedade.

Por Thales Medeiros Ferreira da Costa

Dia 05 de Novembro de 2010, iniciamos a 45ª Inseminação Artificial em nossos Bovinos. Com grande satisfação, pois estamos entre os pioneiros em Alegrete, no Rio Grande do Sul e no País.
Dois novos touros Shorthorn, crioulos da Cabanha foram coletados.
T908, apelidado Toco, Ibirocai T690 Trusty T908, rosilho prateado, mocho, que foi nosso pai de cabanha por muitos anos. Antes de ser vendido, o Dr. José Carlos Alves D,Azevedo extraiu 230 doses de sêmen. Usado somente no repasse, vinha reproduzindo muito bem, tendo já 47 filhos registrados de monta controlada ou a campo. É filho de Ibirocai WPM Pilgrin T690, o Chitão, Reservado Grande Campeão de Esteio 2001, o touro crioulo do Ibirocai que mais deixou filhos nos rebanhos PO e PPCOC ( 206 ).
Também foi coletado o T980, Ibirocai AC Urucubaca T980, mocho, rosilho claro salino. Durante o procedimento, o Dr. Azevedo elogiou muito seus quartos e musculatura nos posteriores. Seu pai é meio sangue australiano e sua mãe é uma das vacas minha preferida a T695, filha do grande patriarca Americano Waukaru Chaps, Reservado Campeão Junior de Denver, quando o Campeão Junior foi o Grande Campeão, e ainda hoje o touro número um em DEPs de desmama e ano no Sumário Americano, entre os cinco “tops “ no Sumário Australiano e Neozelandês. T695, a Cambona, é rosilha mocha, e até agora todos os seus filhos são mochos e ponta em cada estação de parição. Também é a mãe do Aspen, Ibirocai DT Aspen T100, o touro branco que morreu de Tristeza Parasitária Bovina enquanto era preparado para Esteio 2010. Aspen era o segundo em índice de nossa pesquisa de Genética Molecular. Depositamos enorme esperança em Urucubaca.
É a segunda temporada que usamos Red Roses Gold Spear Ruffian, já temos sete terneiros dele, todos mochos, e de grande qualidade. Está sendo usado em várias Cabanha de ponta no Canadá onde está vendendo todo o sêmen produzido. O proprietário da Red Roses, disse-me que o mesmo ainda não produziu terneiros aspados. O Dr. Frederico B. Glaser, ex-gerente de gado de corte da Semex Brasil, que o viu, afirmou que é um touraço, de impressionante volume e posteriores. Ruffian foi Grande Campeão na RAWF, Canadá, em 2006.
Vamos insistir mais no WW Major LeRoy. Na revista Americana Shorthorn Country, da American SHO Assoc, de julho último, mostra uma foto do mesmo com oito anos e o atual proprietário, é impressionante os quartos, a largura, a profundidade e a massa muscular. Diz na propaganda da Cabanha Canadense Horseshoe Creek, atual proprietária do touro que o mesmo está sendo usado em quase 50 países e que é o touro SHO que mais vendeu sêmen em toda a história da Semex.
Vale ressaltar ainda os belos terneiros que estão nascendo de outro touro nosso. Trata-se de Ibirocai IM Report T800. Apelidado Canivete, por ser filho da TMFC SW Morphie T611, a Faca, Reservada de Grande Campeã de Esteio em 2001, quando foi exposta com o “Canivete” ao pé e com poucos dias de vida. Na ocasião, mostrei meus Shorthorns para o Professor Gary Minish, MS e PHD, Catedrático de Gado de Corte da Universidade Politécnica da Virginia, USA, e que naquele ano estava em Esteio julgando Hereford. O professor Minish fez muitos elogios ao terneiro, que depois foi Reservado de Grande Campão em Alegrete, e Grande Campeão em Rosário do Sul. Vendido para a Cabanha Itapororó da Tuna, Alegrete, Canivete foi coletado antes da venda e tem duas de suas filhas em preparo para Esteio 2011. Por ser um pouco grande é o touro de eleição para uso em nossas filhas do Creole, touro que produziu baixo frame. T611 foi Grande Campeã em Rosário do Sul e Alegrete em 2001, está com 12 anos e nove meses agora e tem sete filhos registrados. Foi inseminada poucos dias atrás.
Nosso laboratório de IA bovina acaba de ser reformado e estamos com alta expectativa para mais uma temporada de inseminação artificial, tradição que nossa família mantém há 45 anos, tanto em bovinos como em ovinos. Com muito orgulho.

19 de out. de 2010

Cabanhas Tesouro e Ibirocai brilham em Alegrete

Entre os dias 12 e 17 de outubro, o parque de exposições Dr. Lauro Dornelles em Alegrete/RS recebeu centenas de visitantes e cerca de 1500 animais participaram da 68ª exposição
Agropecuária da cidade, organizada pelo Sindicato Rural local. Confirmando a tradição do evento, a raça Shorthorn esteve presente com animais de altíssima qualidade, mostrando todo o potencial da raça mãe nesta, que é considerada a maior exposição de rústicos do estado. O Shorthorn participou com exemplares oriundos da Cabanha Tesouro, do criador Leonardo Mazzei e da Cabanha Ibirocai de Thales Medeiros Ferreira da Costa, ambas de Alegrete. Ani
mais rústicos e de argola estiveram em exposição.
O julgamento aconteceu sob o comando do especialista Gilberto Machado, que veio do município de Mostardas/RS para avaliar os animais. Em pista, os machos de campo mostraram toda a rusticidade e a eficiente conversão alimentar da raça. Filhos dos touros Specialist (Semex) e Estrela (Ciale), os touros rústicos apresentados se destacaram pela beleza, padrão e excelente conformação frigorífica. O melhor trio e o melhor rústico foi o reprodutor "Tesouro 795", macho nascido em outubro de 2007, mocho e de pelagem rosilha, da seleção de Leonardo Mazzei, da Cabanha Tesouro. Nos animais de argola, o grande campeonato de machos ficou com "Ibirocai S´Warrant M036" campeão touro sênior, filho do reprodutor "Specialist". O campeão touro dois anos "Ibirocai Major Leroy Vet M120", filho do reprodutor "Major Leroy" ficou com o título de reservado de grande campeão. Entre as fêmeas, destaque para "TMFC DT Monarch M249", uma filha de ""GCC Double Talent" escolhida como a grande campeã. Os animais foram expostos pelo criador Thales M. Ferreira da Costa, selecionador na Cabanha Ibirocai. O portal Shorthorn Brasil esteve presente no evento.

Veja fotos da participação da raça Shorthotrn:
Grande Campeão

Reservado de Grande Campeão

Grande Campeã
Melhores rústicos

Touro Shorthorn em exposição

20 de ago. de 2010

Alto nível na Expointer

Os criadores capricharam no preparo dos animais e mostraram exemplares de alto nível genético durante a 33a edição da Expointer, realizada em Esteio durante os dias 28 de agosto e 05 de setembro. A maior exposição agropecuária da América Latina teve um gostinho especial para a raça, já que foi inaugurada a nova casa do Shorthorn, agora mais bonita, mais aconchegante e com melhor localização no parque. Na segunda feira, 30 de agosto, o especialista Luiz Fernando Cirne Lima avaliou os machos e fêmeas na pista central do parque de exposições Assis Brasil. Exemplares vermelhos, rosilhos e de pelagem branca marcaram presença.

Veja abaixo os grandes campeões Shorthorn da Expointer 2010.
Grande Campeão: Cabanha Paradeiro dos Índios - Itibereçá P. Lourenço

Reservado de Grande Campeão: Agropecuária Maipú - Betina Medeiros

Grande Campeã: Agropecuária Maipú - Betina Medeiros

Reservada de Grande Campeã - Cabanha Ibirocai - Thales Medeiros F. da Costa

24 de abr. de 2010

Momentos Shorthorn

A jovem criadora Betina Medeiros, recebe os cumprimentos da governadora Yeda Crusius e pelo secretário da agricultura do Rio Grande do Sul, João Carlos Machado, pelo título de grande campeã Shorthorn na Expointer de 2009. Foto: Divulgação Seapa/Palácio Piratini.

19 de abr. de 2010

A histórica Cabanha Ibirocai


Por Thales Medeiros Ferreira da Costa

Recentemente o historiador alegretense Homero Corrêa Pires Dornelles, lançou o segundo volume do livro “Porteiras da História”, o qual relata a tradição das Estâncias Centenárias do município de Alegrete/RS.
Neste segundo livro aparece, com mais 27 outras, a Cabanha Ibirocai.
O autor fez exaustiva pesquisa em Cartórios de Registro de Imóveis, no Arquivo Histórico do Estado e em diversas publicações de historiadores.
O Ibirocai foi rastreado desde 1815.
O fotógrafo alegretense, Marco Santierri, fez quase 300 fotos, para utilizar 12 no livro.Da Sesmaria dos Sanhudos (Cf. Carta de Sesmaria, Caixa 23, Ano 1815, do AHRGS e Cf. Revista de sesmaria do AHRGS Nº 12, pág. 191 e Cf. Medição de Terra, Nº 338, Maço 8, 1º Cartório Civil e Crime, Ano 1850, de Uruguaiana, Autor: Manoel José Sanhudo, do APRGS) e, depois dos Medeiros, a Estância foi comprada pela minha Bisavó, Rosa Pereira dos Santos (Ferreira da Costa), que recentemente havia viuvado, de meu bisavô, Querino Ferreira da Costa.
A Estância foi povoada com bovinos todos Shorthorn, trazidos da Estância Paraíso, Quaraí, propriedade do casal, onde moravam e onde Querino Ferreira da Costa, foi assassinado em 28 de Maio de 1886. Na época, meu avô, o depois Engenheiro Sizenando Ferreira da Costa, tinha onze anos de idade.
Portanto a criação de gado Shorthorn no Ibirocai remonta a data da compra pela família, que já possuía outras Estâncias no município de Quarai, mas queria morar mais perto da cidade de Alegrete. O casal só possuía gado Shorthorn definido. O rebanho Shorthorn é anterior a compra da Cabanha Ibirocai.
O plantel Shorthorn PO foi adquirido, já por meu pai, Aristoteles Ferreira da Costa (Tote), na liquidação da Cabanha Julieta, Uruguaiana, do saudoso Coronel Flodoaldo Silva. Isto no início na década de 1950. Nesta compra vieram vacas Argentinas e Uruguaias, que haviam sido importadas pelo Cel. Flodoaldo e ventres da própria Julieta.
Em 1963, meu pai iniciou o programa de Inseminação Artificial, nos bovinos e ovinos Corriedale, sob a supervisão do Méd-Vet José Amarílio Caldas de Souza, técnico do Ministério da Agricultura, que recentemente havia chegado a Alegrete, justamente para introduzir esta biotécnica. Deste então estamos inseminando ano a ano sem interrupção.
Em 1973, meu pai ainda, importou quatro vacas SHO PO, prenhes da Cabanha Esmeralda, Salto, Uruguay. Aí foram introduzidas as famílias de fêmeas Primrose e Cockatoo.

Em 1975, comecei já eu, a assinar a revista Shorthorn Word, oficial da American Shorthorn Association, que depois mudou o nome para Shorthorn Country. A assinatura continua até hoje, e todos os exemplares estão na própria Cabanha.
Em 1980, iniciamos a fazer registros pluviométricos. Continuamos até hoje.
Em 1983, o rebanho SHO PPC de Origem Conhecida, entrou no PROMEBO, (Programa de Melhoramento de Gado de Corte) do Ministério de Agricultura. Entrando os rebanhos SHO e Angus PO em 1984.
Em 1986, realizamos uma importação de 1000 doses de sêmen da Cabanha W Hoyt, Oregon, USA a maior Cabanha de Shorthorn dos EEUU da época, possuíam 3.000 vacas SHO PO. A finalidade era introduzir novas linhagens. Foram trazidos sêmen dos touros: Deer Trail Goliath, GS Irish Sweepstaques, Philford Ayatolla 6P, HS Grand Ranson 2416, Deerpark Improver 2nd (Guiness) e RPS Tribune 82. Sendo que os cinco primeiros são exclusividades do Ibirocai.
Em 1992, como a primeira importação de um verdadeiro salto de qualidade no plantel, realizamos uma outra, também de 1000 doses. Vieram sêmen de HS Instant Enticer, Shadybrook Pathfinder, Waukaru Chaps e Waukaru Prime Minister. Os três últimos só foram usados no Ibirocai. Sendo que Waukaru Chaps ainda hoje é o touro número um em DEPs da desmame e ano no Sumário da American Shorthorn Association.
Em 1998, foi realizada a terceira importação direta, também com mil doses. Vieram sêmen da Cabanha Waukaru, do ex-presidente da American Shorthorn Association, Barry Jordan : Waukaru Chaps, Waukaru Prime Minister, Waukaru S&S Boston, Waukaru Prolong, RDS America’s Cup e SC Irish Mark. Todos eles só usados no Ibirocai.
Ainda em 1998, a Cabanha começou a usar o “CattlePro”, um programa de gerenciamento de gado de corte, que a Universidade de Oklahoma apontou como o melhor existente nos EEUU. Desde aí temos todos os procedimentos sanitários, inseminações e nascimentos, controlados pelo mesmo.
Em 2009, novo pioneirismo. O Ibirocai é a primeira Cabanha brasileira a trabalhar com pesquisa do “DNA”, os “Marcadores Moleculares”. Sendo que nosso índice mostrou-se superior a média da raça Shorthorn segundo a Igenity (incluindo pesquisas nos EEUU e Canadá).
Desta maneira, continuamos aprimorando o trabalho iniciado pelo ancestral Querino Ferreira da Costa, que iniciou a criar Shorthorn antes de 1880.
Contato Cabanha Ibirocai: ibirocai@cabanhaibirocai.com.br .

5 de jan. de 2010

Momentos Shorthorn

Ex-ministro Paulo Brossard, João Vicente Barreto da Costa (Presidente da ABCSHORTHORN) e Luiz Fernando Cirne Lima (Zootecnista) ao lado do Grande Campeão Shorthorn da Expointer 2009 - Free Town.