17 de dez. de 2009


14 de dez. de 2009

A Genética da Cabanha Ibirocai

O tradicional criador Thales Ferreira da Costa, da Cabanha Ibirocai de Alegrete-RS, enviou para a redação Shorthorn Brasil, um artigo assinado por ele, que conta a história do melhoramento genético realizado na cabanha á 45 anos através da Inseminação Artificial, seleção esta que já revelou inúmeros grandes campeões de Esteio. Neste ano de 2009, completamos 45 anos ininterruptos de Inseminação Artificial, nos dois rebanhos, bovino e ovino.
Iniciado por meu pai, Aristoteles Ferreira da Costa, com a supervisão do Méd-Vet José Amarílio Caldas de Souza, Técnico do Ministério da Agricultura, discípulo do Professor Antônio Mies Filho e que recentemente havia chegado a Alegrete, justamente para introduzir esta biotécnica.

Nossos pais usados no rebanho Shorthorn:

A- T600 - Ibirocai IE One T600 - Garfo - Colorado tapado, mocho, reservado de Grande Campeão em Esteio 2000, Grande Campeão em Alegrete 1999. Filho de HS Instante Enticer. Vendido para Bom Jesus/RS.

B- T690 - Ibirocai WPM Pilgrin T690 - Chitãozinho - Colorado tapado, mocho, de tamanho moderado, muito musculoso, já tem mais de 200 filhos registrados na Cabanha, é o nosso touro mais usado, de eleição em vacas de maior porte. Reservado de Grande Campeão em Esteio 2001, quando foi elogiado pelo Professor Gary Minish, jurado de Hereford naquele ano. Grande Campeão em Alegrete 2001. Filho de Waukaru Prime Minister em vaca GS Irish Sweepstakes. Sua mãe era uma vaca mediana, mas muito produtiva.

C- T758 - Ibirocai WPM Quality T758 - Afilhado - Colorado tapado, mocho, muito musculoso de maior porte. Também filho do Americano Waukaru Prime Minister, touro muito usado nos EEUU e Austrália, exclusividade do Ibirocai. Reservado de Grande Campeão em Esteio 2003, e Alegrete 2001, foi vendido para o Senhor Cléo Lopes Fischer, Cachoeira do Sul.


D- T760 - Ibirocai WC Quarterbeck T760 - Chimango - Colorado tapado, mocho, de extraordinário fenótipo, filho do Líder Genético, nos EEUU e na Austrália - Nova Zelândia, Waukaru Chaps, o touro número um em DEPs de desmama e ano nos EEUU, reservado de Campeão dois Anos em Denver. É nosso segundo touro mais usado, já tendo 93 filhos registrados na Cabanha. Em Esteio 2003 foi o Grande Campeão da Raça e Destaque no CDP, maior peso ajustado aos 550 dias. Também Grande Campeão da Raça em Alegrete 2003. Vendido para a Cabanha Itapororó da Tuna, Alegrete.

E- T800 - Ibirocai IM Report T800 - Canivete - Rosilho mocho, de grande tamanho, grande perímetro testicular, filho do líder genético americano, para facilidade de parto, peso ao nascer e puro leito SR Irish Mark. Sua mãe foi reservada de Grande Campeã em Esteio em 2001, com o mesmo ao pé, é uma vaca de extraordinária habilidade materna, anualmente cria seu filho e mais um guaxo. Grande Campeã em Alegrete e Rosário do Sul em 2001. Atualmente está criando três terneiros. O Professor e Jurado Internacional, Gary Minish, viu este terneiro com aproximadamente uma semana, prevendo grande futuro. É o touro que a Cabanha usa em vacas de menor porte. Atualmente tem um casal de filhos seus na Cabanha. Foi Reservado de Grande Campeão em Alegrete, 2004. Vendido para a Cabanha Itapororó da Tuna, Alegrete.


F- T872 - Ibirocai T760 Tradition T872 - Coador - Vermelho mocho, excelente fenótipo, foi Grande Campeão de Alegrete, 2004. Filho do T760 ( Grande Campeão de Esteio e Alegrete ) e T755 ( Grande Campeã de Esteio e Alegrete ) e neto materno de T595 ( Grande Campeã de Esteio e Alegrete ). Sua mãe está com nove anos e quatro meses, já tem oito filhos registrados, pariu gêmeos em 2007, muito leiteira, tradicionalmente cria guaxos, está atualmente criando sua linda terneira rosilha e mais dois guaxos. Está entre as vacas mais produtivas da Cabanha, tem extraordinário temperamento. Está entre as vacas “ mimosas “ da Cabanha. Até agora os filhos de T872, aqui nascidos, são todos mochos e colorados tapados. Com uma linhagem de várias gerações de vermelhos, é o touro que usamos em vacas com manchas brancas. Foi vendido para Mostardas/RS. É o segundo em DEP de desmama no Promebo.

10 de dez. de 2009

Vídeo: Major Leroy



Major Leroy tem sêmen disponível com a Semex. Para adquirir suas doses, basta entrar em contato com Carlos Eduardo, pelos telefones: (53) 9965 6596 - Ou pelo email: bage@semex.com.br .